top of page

Por 55 votos Dilma Rousseff é afastada da Presidência da República


Presidente Dilma Rousseff é afastada da Presidência

Após mais de 20 horas de sessão, Senadores aprovam com vantagem o afastamento de Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República.

Agora Dilma Rousseff será afastada por até 180 dias e o processo terá outra votação para confirmar se a presidente perde ou não o mandato definitivamente.

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) deve ser notificado agora pela manhã e assumir a Presidência por volta das 15h.

Ao todo 71 senadores falaram na sessão que teve inicio quarta-feira, 11, às 10h da manhã e terminou apenas nesta quinta-feira por volta das 6h40. Cada senador que se inscreveu para falar no plenário, teve direito há 15 minutos para realizar seu pronunciamento.

A defesa, representada pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, também pode falar por 15 minutos.

Na votação, 78 senadores presentes tiveram direito de voto, o resultado ficou com 55 senadores a favor do processo de impeachment e contra 22 senadores, o presidente do senado, Renan Calheiros, não manifestou seu voto.

Um dos pronunciamentos foi do senador Aécio Neves, candidato derrotada nas eleições de 2014. Em um trecho Aécio discursou: "Essa é uma marca dos governos populistas. Sempre agem com irresponsabilidade fiscal, e quando fracassam usam sempre o velho discurso da divisão do país entre nós e eles. E, ao final, quem paga o preço são sempre os mais pobres, aqueles que mais precisam da ação do Estado e que são costumeiramente manipulados por este governo."

 

bottom of page